Como a Terapia Ocupacional pode ajudar crianças com Síndrome de Down?
Crianças com Síndrome de Down podem precisar de mais apoio de seus pais para se desenvolver e realizar coisas simples, como tarefas escolares ou acessar as mídias sociais. Um terapeuta ocupacional é treinado para trabalhar com Crianças com Síndrome de Down, para ajudá-los a alcançar o mais alto nível de independência e qualidade de vida.
Terapia ocupacional para crianças com Síndrome de Down: alguns exemplos
HABILIDADES DE AUTO CUIDADO
Atividades que outras crianças podem fazer naturalmente, como ir ao banheiro, vestir-se e comer, podem representar um desafio significativo para crianças com síndrome de Down. Um terapeuta ocupacional identificará com quais tarefas e elementos ele está se esforçando e oferecerá sessões de tratamento individualizadas e/ou conselhos sobre equipamentos, técnicas e estratégias que podem ajudar.
HABILIDADES MOTORAS
Um terapeuta ocupacional treinado para trabalhar com crianças com dificuldades motoras graves identificará rapidamente as dificuldades que elas têm e de onde vêm essas dificuldades. Uma vez identificados os problemas como equilíbrio, caminhar, correr ou saltar, por exemplo, podemos fornecer conselhos práticos, recomendações e tratamento sobre como resolvê-los.
ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL.
Crianças com síndrome de Down frequentemente têm dificuldade em integrar as informações sensoriais recebidas do ambiente ao seu redor para produzir respostas adequadas. Um terapeuta ocupacional habilitado em técnicas de integração social estabelecerá quais áreas de processamento sensorial uma criança com síndrome de Down está experimentando e tratará delas por meio de aconselhamento, programas e / ou sessões de terapia direta.
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO.
Crianças com Síndrome de Down podem precisar de mais apoio de seus pais para se desenvolver e realizar coisas simples, como tarefas escolares ou acessar as mídias sociais. Um terapeuta ocupacional é treinado para trabalhar com crianças com Síndrome de Down, para ajudá-los a alcançar o mais alto nível de independência e qualidade de vida.
Terapia ocupacional para bebês
Como acontece com qualquer bebê, os pais de bebês com síndrome de Down se concentram na saúde e no crescimento, no desenvolvimento de marcos motores básicos, na interação social com você e nos outros, no interesse pelas coisas que acontecem com eles, ambiente e sons e respostas iniciais da fala.
Tratamento e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down
Os terapeutas ocupacionais que trabalham com crianças com Síndrome de Down receberam treinamento em desenvolvimento infantil, neurologia, condições médicas, desenvolvimento psicossocial e técnicas terapêuticas. Os terapeutas ocupacionais se concentram na capacidade de cada criança de dominar habilidades que as ajudariam a viver com mais independência.
Ao consultar um terapeuta ocupacional, as pessoas com síndrome de Down podem desenvolver certas habilidades para serem capazes de participar mais plenamente na vida de sua escolha ou evitar interrupções em sua vida diária. A terapia ocupacional beneficia o indivíduo e as pessoas ao seu redor, como professores, empregadores, pais, cônjuges e outros membros da família.