Como a Terapia Ocupacional pode ajudar crianças com dislexia?
Os terapeutas ocupacionais trabalham com crianças com Dificuldades de aprendizado e tarefas de desenvolvimento. A Terapia Ocupacional pode ajudar crianças com dislexia. O foco da intervenção seria em todos os processos de neurodesenvolvimento envolvidos nos processos de alfabetização.
As dificuldades motoras, visuais, auditivas ou de processamento causam dificuldades na leitura e na escrita. A intervenção da Terapia Ocupacional inclui atividades para a formação de:
Habilidade Motoras finais: atividades práxicas como pegar e manipular caneta, tesoura ou talheres.
Habilidades motoras grossas, coordenação e equilíbrio: organização proprioceptiva, atividades psicomotoras, organização vestibular, coordenação do movimento e segmentação do membro superior em relação ao resto do corpo.
Capacidades de processamento sensorial: treinamento de fatores visuais, acústicos, táteis e cinestésicos. Além de atividades de acompanhamento rítmico. Alguns exemplos são a reprodução gráfica do ritmo, cópia de letras em quadros com texturas diferentes, pintura com os dedos … etc. As atividades também são contempladas para promover o tônus muscular adequado para atingir uma pinça de escrita adequada.
Percepção visual: treinamento de habilidades para copiar letras, formas e interpretar informações visuais. Também estão incluídas atividades de práxis construtivas, como construir cenários, fazer quebra-cabeças, atividades de coordenação olho-mão, rastreamento visual, acuidade visual, percepção de distância e tamanho ou discriminação visual.
Lateralidade: atividades com orientação espaço-temporal, dominância hemisférica, somatognosia, treinamento em Atividades de Vida Diária (abotoar, amarrar sapatos, calçar jaquetas, manusear talheres …)
Atenção: atividades de estimulação interna da linguagem e inibição-expectativa.
Habilidades cognitivas: resolução de problemas e atividades de programação para estimular a aprendizagem.
Qual é a melhor idade para iniciar essas atividades?
A Terapia Ocupacional pode ajudar crianças com dislexia. É apropriado começar as atividades de Terapia Ocupacional, uma vez que tenha sido determinado que a criança tem Dislexia ou dificuldade de aprendizagem. As atividades são realizadas individualmente dependendo da fase do neurodesenvolvimento. Além disso, a complexidade das atividades aumenta à medida que a criança tem sucesso nas anteriores.